A CTA, representada pelo respectivo Presidente, Agostinho Vuma, participa no Fórum de Negócios Itália – África, que decorre em Roma, com a participação das associações africanas e italianas dos sectores privados.
O Fórum, cuja abertura foi dirigida pelo Vice-Primeiro-Ministro Italiano e Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional, Antonio Tajani, realiza-se em seguimento ao diálogo político havido, há sensivelmente três meses, em Roma, entre os Estadistas Africanos e o Governo da Itália.
Organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional Italiano, em colaboração com a Confindustria Assafrica e o Mediterrâneo e com o apoio da Agência Italiana do Comércio (ITA), tem como objectivo aprofundar a colaboração nos domínios da transição energética e digital, da indústria transformadora, da mobilidade sustentável e agroalimentar, com o envolvimento de bancos multilaterais de desenvolvimento e agências italianas.
De referir que, à margem do Fórum, o Presidente da CTA concedeu uma entrevista à Rádio Vaticano, sobre a actualidade económica de Moçambique e a Conferência Anual do Sector Privado (CASP), a qual contará com a participação de empresas italianas, e visitou a Embaixada de Moçambique no Vaticano, onde manteve um encontro com o Embaixador Raúl Domingos.
Durante os encontros, o Presidente da CTA partilhou mensagens sobre o potencial que Moçambique tem para um futuro brilhante e a CASP pode servir de plataforma para iniciar e reforçar as parcerias empresarias e explorar as oportunidades existentes no país.