CONFEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES ECONÓMICAS DE MOÇAMBIQUE

CTA PROPÕE CONJUNTO DE MEDIDAS PARA FAZER FACE A ALTA DE PREÇOS

No Economic Briefing, o Presidente da CTA, Agostinho Vuma, partilhou com os participantes as propostas de medidas que tem vindo a advogar para fazer face a alta de preços, e propiciar o aumento da produção e produtividade.
Entre as medidas, destaca-se a redução dos impostos na importação do combustível que chega a ter um peso de cerca de 60%; redução do IVA aos níveis da região; a concessão de subsídios para os transportadores ou uma política de preços diferenciados na aquisição de combustíveis.
Explicou que a redução do IVA pode apoiar no controlo da inflação. Sendo a causa desta factores externos, a curto e médio prazos, o canal de política monetária não será eficaz para controlar os preços.
A nível da agricultura, o Governo deve repensar na reintrodução do incentivo de IRPC reduzido que poderia dinamizar o crescimento do investimento privado no sector e mais produtividade.
Igualmente, assegurou que a CTA, como representante do sector privado moçambicano, continuará a dialogar com o Governo, tendo como foco a redução da carga tributária; revisão do quadro legal de contratação de mão-de-obra estrangeira e obtenção de vistos e DIREs, acesso ao financiamento as PME´s e a questão de conteúdo local.