CTA RECEBE DELEGAÇÃO TAILANDESA COM INTERESSES NOS SECTORES AGRÍCOLA E FARMACÊUTICA

A CTA recebeu, hoje, uma delegação de 21 empresários tailandeses de diversos sectores com foco na agricultura e no sector farmacêutico.

Encabeçada pelo Embaixador da Tailândia em Moçambique, Soradjak Puranasamriddhi, a delegação manifestou interesse em outros sectores, como turismo e infraestruturas. O empresário Shannon Lee Ferry, Presidente da Federação das Indústrias Tailandesas, já tem um projecto de investimento em Moçambique ligado a tecnologias agrícolas, cujo arranque está previsto para o próximo ano.

A CTA convidou os empresários tailandeses a investir em Moçambique, aproveitando o potencial que o País tem no sector agrícola. Em outros sectores, defendeu a necessidade de as empresas tailandesas, que forem a investir no País, garantirem adição de valor localmente.

Quanto à relação comercial entre Moçambique e Tailândia, assinala-se o crescimento exponencial das exportações moçambicanas para USD 174 milhões em 2022, contra uma média de cerca de USD 20 milhões nos anos precedentes, justificado pelo aumento da exportação de pedras preciosas. As importações atingiram cerca de USD 95 milhões em 2022, o correspondente a uma redução face ao montante médio de USD 125 milhões observado no período pré-covid-19.