CTA relança cooperação com Turquia e Emirados Árabes Unidos

462

A Embaixadora da Turquia em Moçambique, Zeynep Kiziltan, efectuou, na manhã desta quarta-feira, 21 de Dezembro, uma visita de cortesia à CTA, onde reuniu-se com o Concelho Directivo daquela agremiação representante do sector privado em Moçambique. No mesmo dia, o Cônsul dos Emirados Árabes Unidos, Tariq Ahmed Hassan, também visitou a CTA.

Encontro com Embaixadora da Turquia

Encontro com Cônsul dos EAU

 

No encontro, foram discutidos os mecanismos de cooperação com vista a fortalecer as relações económicas entre Moçambique e Turquia, tendo as partes acordado a realização, a partir do próximo ano, de fóruns e seminários de negócios juntando empresários dos dois país. Entre as áreas potenciais de cooperação, destacam-se a Agricultura e Turismo.

Para o próximo ano, a CTA e a Embaixada da Turquia acordaram a realização de um fórum empresarial em Moçambique, que trará ao país cerca de 100 empresários de diferentes sectores com vista a explorarem as oportunidades de negócios existentes e estabelecer parcerias empresariais.

Segundo Rogério Manuel, Presidente da CTA, o fórum de negócios Turquia-Moçambique, a realizar-se no próximo ano, em Maputo, será antecedido por um seminário e exposição do sector de Agricultura, a decorrer no mês de Janeiro, na Turquia. A CTA está desde já a trabalhar na mobilização do empresariado moçambicano com vista a garantir a sua maior participação nesta exposição.

Por sua vez, a diplomata Zeynep Kiziltan mostrou-se satisfeita com o encontro, porquanto foi bastante produtivo. Anotou que a realização de missões empresariais entre os dois países vai ajudar no fortalecimento das relações de cooperação.

Actualmente, a Turquia é um dos maiores países que investem na área de construção em Moçambique, com um investimento estimado em 150 milhões de dólares norte-americanos.

No mesmo dia, o Cônsul dos Emirados Árabes Unidos, Tariq Ahmed Hassan, também visitou as instalações da CTA, onde manteve um encontro com o Conselho Directivo, que serviu para troca de informações sobre oportunidades de negócios existentes nos dois países.