CONFEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES ECONÓMICAS DE MOÇAMBIQUE

CTA REÚNE-SE COM A UNIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DO PAE E PARCEIROS PARA ANALISAREM AS MEDIAS DE ESTÍMULO À ECONOMIA

A CTA reuniu, hoje, Quinta-feira, com a Unidade de Implementação do PAE (Delivery Unity) e os parceiros de cooperação, Private Sector Working Group onde foi apreciado o progresso do PAE e apresentado o Índice de Robustez Empresarial (IRE). A CTA chamou atenção em relação ao conteúdo do pacote fiscal que, tendencialmente, demonstra um aumento da carga fiscal e pouco incentivo à indústria local. A Unidade de Implementação explicou que há dois processos simultâneos em curso, o primeiro são as medidas anunciadas no PAE e outro é a revisão do pacote fiscal. O PAE, em si, trás medidas de estímulo à economia o que pode não ser o mesmo em relação à revisão fiscal integral que está em curso. Contudo, o Governo reconhece a necessidade de ajustar as medidas, baseando-se no retorno do Sector Privado. Relativamente ao IRE, os parceiros de cooperação defenderam tratar-se de um instrumento importante e que poderia ser usado para o diálogo público e privado nas províncias. Assim, algumas acções estão em discussão para levar esta discussão para as províncias, começando por Cabo Delgado em Fevereiro próximo.