CTA visita mina da Vale

O Conselho Directivo da CTA efectuou nesta Quinta-feira, 24 de Maio, uma visita a mina da Vale, em Moatize, província de Tete com o objectivo de se inteirar sobre as fases do processo produtivo do carvão mineral desde a extração ate ao processamento, incluindo a observância das questões ambientais. Na ocasião, a Delegação da CTA foi informada do volume de investimentos levado a cabo pela Vale desde que iniciou as suas operações em 2012, que actualmente resultam num emprego de mais de 6000 trabalhadores, dos quais cerca de 92% são moçambicanos.

Igualmente, a Vale deu informação sobre as actividades levadas a cabo por aquela mineradora no domínio da formação das PME’s por forma a dota-las ds capacidades em termos de certificação e padrões de qualidade exigidos para fazer parte do cadastro de fornecedores de bens e serviços da Vale. Desta acção tem resultado no crescente numero de PME’s nacionais que prestam serviços para a Vale.

Também foram apresentadas as oportunidades de negócios que emergem da previsão do aumento da produção, de 11 milhões de toneladas para 14 milhões este ano.