DECORRE EM PEMBA O FÓRUM REGIONAL DO SECTOR PRIVADO

5502

Decorre na Cidade de Pemba, Cabo Delgado,  o Fórum Regional Norte do Sector Privado, uma plataforma de descentralização para melhor servir o crescimento empresarial com a participação activa e inclusiva do sector privado rumo ao crescimento económico, visto que o objectivo da CTA é alcançar o empresário em todos os pontos do país, onde se encontra a desenvolver a sua actividade.

O Fórum Regional, está a ser composto por blocos de apresentação de temas de interesse provincial, motivados pelas suas respectivas matrizes. Os oradores elucidm aos demais participantes e interessados sobre os objectivos, progressos e entraves à resolução dos problemas e/ou prioridades previamente identificadas e inscritas na Matriz.

Durante o Fórum, foram anunciados os resultados finais da Primeira Janela do Fundo de Apoio Associativo, lançado em Julho último em Pemba. Nesta fase, foram contemplados oito Membros da CTA, selecionados na base de critérios técnicos, por um Comité de Gestão autónomo e representativo que deliberou pela premiação dos trabalhos apresentados pelas organizações empresariais de todo o País.
Cada Associação selecionada devera receber 20 mil Dólares Americanos e, para o caso de Conselhos Empresariais Provinciais, são 30 mil Dólares. Os projectos selecionados devem ser desenvolvidos num período de 12 meses.
Foram elegíveis para este financiamento as propostas que visam estabelecer a capacidade institucional nas seguintes áreas:

  • Promoção de negócios e investimentos;
  • Dialogo Publico Privado Sectorial;
  • Desenvolvimento associativo;
  • Sustentabilidade organizacional.

As associações seleccionadas foram submetidas a um processo muito rigoroso ate chegar a esta parte.
O Presidente da CTA, Agostinho Vuma, disse que esta agremiação empresarial espera dos premiados, que criem capacidades que fortaleçam o associativismo e desenvolvimento empresarial nacional.
Ainda no presente Trimestre, com o apoio da USAID, será lançada a segunda janela e, nessa altura, os trabalhos que nesta fase não foram selecionados poderão ser repescados mediante   a sua melhoria.