Maior parte das empresas que operam em Moçambique no sector das importações estão a ressentir-se da depreciação acentuada do metical em relação as principais moedas de referência mundial. Este facto segundo o Presidente da CTA-Confederação das Associações Económicas de Moçambique, Rogério Manuel, está a contribuir para uma redução do volume de importações.
Rogério Manuel falava quarta-feira no final de uma visita que efectuou a empresa British American Tobacco (BAT) na cidade de Maputo, na qual foi se inteirar das condições de funcionamento daquela instituição.
Todas as empresas que trabalham no ramo da importação estão a sofrer perdas devido a depreciação do Metical no mercado cambial, disse Rogério Manuel.
Contudo, a fonte fez saber que a CTA está a trabalhar com o Banco de Moçambique (BM) no sentido de entender a real situação que concorre para a queda do Metical. Ele acrescentou que já tem uma resposta, embora não seja conclusiva.
Temos uma equipa do pelouro especifico que está a trabalhar com o Banco de Moçambique no sentido de vermos o que se pode fazer, porque as empresas que trabalham na importação estão prejudicadas, referiu o Presidente da CTA.
Em sentido contrário referiu que o momento é bom, em termos lucrativos, para as empresas que exportam.