ECOS DAS CASP: DEVE SE INVESTIR NA CAPACITAÇÃO E NAS LINHAS DE FINANCIAMENTO ESPECÍFICAS PARA AS MULHERES

Para reflectir sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no ambiente empresarial, a XIX CASP teve um painel sobre o empoderamento das mulheres nos negócios, no qual defendeu-se a necessidade de se investir muito na capacitação e na disponibilização de linhas de financiamento dedicada às mulheres.

Os participantes deste painel demonstraram convicção de que estas premissas podem minimizar, de certa forma, as dificuldades que as mulheres enfrentam para crescer no ambiente empresarial bem como a sua inserção na liderança das grandes empresas.

As estimativas indicam que, mais de três quartos dos moçambicanos economicamente activos estão envolvidos em negócios pequenos e informais, dos quais 60% são mulheres. Daí, a necessidade de se estimular as mulheres que estão envolvidas nos negócios.

Igualmente, foi referida a importância de inserir a mulher empreendedora do sector informar no sistema bancário, porquanto elas movimentam avultadas somas de dinheiro, mas no circuito informal.

Os participantes defenderam, ainda, que o Estado deve apoiar projectos liderados por mulheres com taxas de juro bonificadas e promover a literacia financeira e digital.

Nesta sessão, foram partilhadas informações sobre o Projecto Conecta Negócios, que contribui, significativamente, na industrialização e no crescimento da mulher empreendedora.
O Conecta Negócios está a apoiar projectos nas províncias de Sofala, Gaza e Inhambane.

Adicionalmente, a Fundação Tony Elumelu (maior plataforma de África para o empreendedorismo de jovens e mulheres, partilhou a sua experiência no que diz respeito às linhas de financiamento para PME’s com enfoque para as mulheres.