EM REPRESENTAÇÃO DA CTA: Sofia Cássimo eleita Presidente do Comité de Investimento do Fundo de Garantia do Sector Agrário

64

A empresária Sofia Cássimo, Presidente do Pelouro da Mulher Empresária e Empreendedorismo na CTA, foi eleita, na última terça-feira (20), por unanimidade, Presidente do Comité de Investimento do Fundo de Garantia do Sector Agrário, constituído pelo Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA), Banco Nacional de Investimentos (BNI), Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA) e a CTA.

A eleição teve lugar na 1ª sessão do Comité, que tem, dentre outras, a missão de deliberar sobre a concessão de garantias e financiamento aos projectos submetidos pelo Fundo de Garantia do Sector Agrário (FGSA).
O Fundo é de 190 milhões de meticais, com taxas de juro que variam entre 7 e 9%.
Durante o primeiro semestre do ano em curso, a equipa técnica do FGSA, recebeu e analisou cerca de 30 projectos de pedido de financiamento provenientes de todo o país. O processo de análise culminou com visitas de campo aos proponentes que encerrou a primeira janela de financiamento.
Para Sofia Cássimo, o FGSA é uma iniciativa que vem criar soluções que muitos empreendedores em agronegócios precisam em Moçambique. As condições disponíveis são bastante acessíveis e vão de encontro com o que encontramos no nosso ecossistema. Oferece juros de 1 dígito, que, face às ofertas existentes, é completamente diferenciado.
“Nos 18 projectos aprovados que abrangem várias cadeias de valor do nosso país, encontramos ideias inovadoras e que efectivamente reflectem a necessidade do mercado. Este factor de ligação ao mercado, é crucial para a sustentabilidade dos negócios, mas, também, precisamos olhar para outras áreas da cadeia de valor, estimulando os empreendedores a investir, não só na produção, mas, sobretudo, no processamento e comercialização que são áreas que o Fundo também abrange”, referiu Sofia Cássimo, que se sente honrada com este novo desafio e acredito que a CTA, como representante do Sector Privado Moçambicano, tem feito um excelente trabalho em contribuir com o know how dos associados para iniciativas semelhantes.