O Presidente da CTA, Agostinho Vuma, mostra-se preocupado com a recente emissão de Bilhetes de Tesouro por parte do Banco de Moçambique e refere que a autoridade monetária está a ser pouco comunicativa ao não clarificar os devidos propósitos da emissão destes títulos de dívida pública, situação que está a agitar o mercado e a alimentar especulações.
Falando à margem da visita que efectuou hoje, 17, à Câmara dos Despachantes Aduaneiros de Moçambique, Agostinho Vuma disse que a CTA, como representante do sector privado moçambicano, ainda está a procurar perceber qual é o propósito desta emissão de Bilhetes de Tesouro, tendo referido que, se for medida para condução da política monetária seria ideal, mas caso seja para financiar a despesa pública vai limitar a possibilidade de redução de taxas de juro, vai encarecer o custo para as empresas reinvestir e expandir os seus negócios. Nestas circunstâncias, aumenta a tendência de especulação no sistema financeiro.
Para o Presidente da CTA, esta decisão pode afectar negativamente os ganhos macroeconómicos que o País vinha registando, nomeadamente na inflação e taxa de câmbio, factores que poderão influenciar as previsões de crescimento económico do país para 2019.
