EMPRESÁRIOS FILIPINOS INTERESSADOS EM INVESTIR NO SECTOR DE TURISMO EM MOÇAMBIQUE

331

Os empresários filipinos estão interessados em investir no sector de turismo em Moçambique. A intenção foi transmitida hoje, 23, pelo Embaixador das Filipinas, Gerald Angels, durante um encontro que manteve com a Direcção da CTA.

Com residência em Pretória, África do Sul, Gerald Angels destacou ainda o agronegócios, particularmente a produção do arroz, como sendo outro sector de interesse dos empresários filipinos em Moçambique.

Noor Momade, Presidente do Pelouro da Cooperação Económica e Relações Exteriores na CTA, disse que a isenção do visto de entrada na República das Filipinas vai facilitar as transações comerciais e dinamizar os investimentos no sector de turismo.

O diplomata filipino lamentou a fraca relação comercial existente entre Moçambique e Filipinas, no entanto, garantiu que com esta visita à CTA o cenário entre os dois países vai mudar para melhor.

Até 2005, o comércio bilateral atingiu cerca de 5 milhões de dólares, mas, de 2015 para 2017, houve um decréscimo que chegou a cerca de 600 mil dólares, apenas.

Em Setembro de 2018, um grupo de empresários filipinos esteve em Moçambique e num encontro com a CTA manifestou o interesse de investir na área de processamento da banana na província de Gaza.

Filipinas já está a trabalhar com o Governo de Moçambique, através do Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar, no sentido de incentivar a produção do arroz em Moçambique.