CONFEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES ECONÓMICAS DE MOÇAMBIQUE

Empresários moçambicanos procuram oportunidades de negócios no Botswana

Mais de 20 empresários integram a delegação moçambicana que acompanha o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, na sua Visita de Estado à República do Botswana, de 24 à 26 de Abril corrente. No encontro, que manteve na manhã desta segunda-feira, em Gaborone, com a delegação empresarial, Filipe Nyusi agradeceu e encorajou a participação do Sector Privado nesta Missão e fez referência de que o objectivo é mobilizar o investimento, expandir o mercado e troca de experiências com os empresários do Botswana, sobretudo nos sectores onde eles têm maior potencial, nomeadamente: recursos minerais, turismo e agropecuária.

Com o intuito de procurar oportunidades de negócios e parcerias, a delegação empresarial moçambicana é composta por empresários que operam nos sectores de agro-negócios, construção-civil, turismo, comunicação, mineração e hidrocarbonetos.

Durante a visita, os empresários vão participar no Fórum de Negócios Botswana-Moçambique, a realizar-se em Gaborone, no dia 25, com objectivo de promover parcerias e oportunidades de investimentos entre os empresários dos dois países. Durante o Fórum, está prevista a realização de B2B (Business-to-Business) para além de encontros sectoriais entre homens de negócios.
Nesta segunda-feira (24), a Delegação Moçambicana, chefiada ao mais alto nível pelo Presidente da República, realizou um encontro de concertação. Na ocasião, o Ministro da Indústria e Comércio, Max Tonela, fez a apresentação do programa empresarial enquanto o Vice-presidente da CTA Prakash Prehlad, que chefia a Missão Empresarial apresentou todos os empresários que integram a comitiva e os respectivos sectores de interesse.
O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, agradeceu e encorajou a participação do Sector Privado nesta Missão e fez referência de que o objectivo é mobilizar o investimento, expandir o mercado e troca de experiências com os empresários do Botswana, sobretudo nos sectores onde eles têm maior potencial, nomeadamente: recursos minerais, turismo e agropecuária.

Visitas a empresas
Além do Fórum de Negócios, a Delegação Empresarial Moçambicana efectua visitas a empresas, como Impact Genetic, Diamond Trading Company Botswana, BMC – Botswana Meet Commission, entre outras. Nestas visitas, os empresários moçambicanos adquiriram experiências sobre criação de gado, produção de carne de corte e mineração.