EUA reiteram apoio para melhoria do ambiente de negócio em Moçambique

563

O Embaixador dos Estados Unidos em Moçambique, Dean Pittman, reiterou que o Governo do seu país está empenhado em apoiar Moçambique a facilitar o comércio e a melhorar o ambiente geral de negócios, a fim de criar um crescimento económico inclusivo para todos moçambicanos.
Através do Projecto SPEED+, o Governo norte-americano já apoiou Moçambique na análise de 41 disposições no Acordo de Facilitação do Comércio, identificando os passos que Moçambique deve dar para cumprir com tais disposições, e delinear o prazo que será necessário para a implementação integral.
Visto que presentemente o Comité de Nacional de Facilitação do Comércio embarca num trabalho fundamental que irá permitir que Moçambique cumpra com os compromissos do Acordo de Facilitação do Comércio da Organização Mundial do Comércio, Dean Pittman assegurou que o Governo dos EUA irá continuar a prestar a assistência técnica necessária para garantir o sucesso nesta empreitada.
Além de apoiar directamente o Comité, os EUA já estão a apoiar a implementação de algumas das acções específicas incluídas no acordo. Fazem parte dessas acções a eliminação da Inspecção Pré-Embarque (IPE) para reduzir o tempo de importação de bens para Moçambique; o desenvolvimento do Portal do Comércio para Moçambique garantir a transparência da informação relacionada com a importação e exportação; e a identificação de todas as taxas e encargos relacionados com o comércio para garantir que estes estejam alinhados com o custo aproximado dos serviços prestados.