CTA promove acções de sensibilização dos agentes económicos
A CTA – Confederação das Associações Económicas de Moçambique está a promover acções que têm em vista sensibilizar os agentes económicos/empresários sobre a necessidade de cumprimento das suas obrigações fiscais e contratuais, bem como desenvolvimento de actividades registadas legalmente e o não envolvimento em actos de corrupção.
Na componente de evasão fiscal, a CTA produziu um vídeo e manuais explicativos sobre a importância de cumprimento de obrigações fiscais, para além de publicar no início do ano o calendário fiscal e semanalmente tem vindo a publicar, no seu Newsletter e outras plataformas de comunicação, as obrigações fiscais mensais. Estas são algumas das formas que a CTA encontrou para melhor informar e alertar os empresários sobre as suas obrigações fiscais.
Igualmente, a CTA produziu um vídeo e manuais explicativos sobre as consequências de incumprimento de contratos que as empresas firmam com instituições estatais. Aqui, explica o risco de um empresário perder oportunidades de negócios futuras devido ao incumprimento contratual presente.
Ainda no leque de acções de sensibilização promovidas pela CTA, foi produzido um vídeo, manuais e estudos em curso sobre as vantagens de migração dos agentes económicos do sector informar para o formal.
Na matéria de corrupção, a CTA aprovou um Código de Ética que procura, em todos os aspectos, combater a corrupção no sector privado.
Este é um esforço da CTA que é parte da sua missão que é contribuir para um movimento associativo forte e participativo, socialmente responsável, capaz de influenciar as reformas económicas e desenvolver competitividade e qualidade empresariais. Os vídeos poderão ser vistos nos links abaixo.
Não à Corrupção – Clique aqui
Não à Informalidade – Clique aqui
Cumprimento de prazos no fornecimento de bens e serviços – Clique aqui