EXIGÊNCIAS DA BANCA COMERCIAL DIFICULTAM ACESSO AO FINANCIAMENTO DAS PME´S

688

O terceiro painel da XVI CASP, debateu o Perfil do Investimento em Moçambique e teve como principal orador Miguel Alves do BCI. Neste tema, focou-se nas dificuldades actuais para elegibilidade das PME’s ao financiamento, sendo que um dos principais constrangimentos está ligado ao aumento do nível de exigências da banca comercial, o elevado risco e baixo nível de governação corporativa.

Foram apresentados critérios para acesso a alguns fundos como FSD Africa e da CDC que são instituições vocacionadas a apoiar o sector produtivo nacional através de mecanismos de financiamento directo e indirecto com maior enfoque para os projectos de intermediação.

De igual modo, debateu-se sobre os mecanismos de facilitação de financiamento ao sector privado, onde foram apresentadas diversas modalidades para financiamento das PME’s. Contudo, foi colocado como questão de fundo a falta de intermediários, havendo necessidade de regulação para tornar viáveis algumas modalidades de financiamento como intermediação financeira.