EXPANSÃO DO MERCADO DE ALIMENTOS NUTRITIVOS: APROVADOS OITO PROJECTOS AVALIADOS EM MAIS DE 56 MILHÕES DE METICAIS

102

No âmbito do Programa de Expansão do Mercado de Alimentos Nutritivos, a GAIN e a CTA lançaram duas chamadas de propostas para financiamento a empresas do agronegócios, tendo, até agora, sido aprovados mais de 56 milhões de Meticais em projectos de peixe, ovos e farinha, cobrindo 8 projectos de investimentos.

Falando ontem, 29 de Outubro, em Conferência de Imprensa, o Vice-presidente da CTA, Daniel Dima, alertou que este valor ainda poderá aumentar em cerca de 25 milhões de Meticais.
O objectivo é financiar projectos de negócios que tenham potencial de aumentar a disponibilidade e acesso a alimentos nutritivos no mercado, que contribuam no combate à malnutrição em Moçambique.
O financiamento é através de aplicações de subvenção e co-investimento e os valores serão desembolsados sob forma de Grant em várias tranches ao longo deste e do próximo ano. Ainda no âmbito desta janela de financiamento, existem outros 5 projectos em avaliação e espera-se que os mesmos sejam validados dentro de dias.
As empresas seleccionadas receberão, para além da assistência financeira, a assistência no desenvolvimento do plano de negócios e assistência técnica para a sua implementação.
Igualmente, está em curso a implementação de uma iniciativa no âmbito da componente de Geração de Demanda com foco nos ovos de mesa.