1. Introdução
Moçambique vai tornar-se um exportador de recursos naturais de nível mundial.
Projecções indicam que o país vai experimentar um rápido aumento de receitas durante as próximas décadas e por um período muito longo. Embora esta possa ser uma boa notícia para um país de baixo rendimento e com largas camadas da população abaixo da linha da pobreza, também prefigura alguns problemas no futuro a nível de gestão económica.
A principal preocupação prende-se com o fraco desempenho económico de outros países, também de baixo rendimento, mas ricos em recursos naturais. É notável a forma como muitas vezes esses países registaram taxas de crescimento menores em comparação com países que não possuem tais riquezas naturais. Esse padrão, conhecido como a “maldição dos recursos naturais”, tem sido documentado em variadas pesquisas empíricas utilizando uma ampla amostra de nações.
As suas causas têm sido atribuídas a efeitos importantes colaterais negativos, provinientes da ultra-especialização na exportação de recursos naturais e tem sido mostrado que esses efeitos adversos possam ser particularmente acentuados em países de baixo rendimento, com mercados financeiros embrionários e instituições frágeis.
Para descarregar ficheiro completo clique aqui.