Confederação das Associações Económicas de Moçambique

FÓRUM REGIONAL CONSOLIDA O PAPEL DOS CONSELHOS EMPRESARIAIS PROVINCIAIS

Decorre na cidade de Maxixe, província de Inhambane, o Fórum Regional Sul do Sector Privado, um mecanismo de apoio aos órgãos centrais, na monitoria das agendas provinciais do Diálogo Público Privado e da promoção de investimentos, através do qual a CTA se informa sobre os interesses do empresariado a nível nacional. Na ocasião, o Vice-presidente da CTA, Álvaro Massinga, referiu que, este Fórum enquadra-se nos esforços da instituição de descentralização dos processos de tomada de decisão, no âmbito do Diálogo Público-Privado, conferindo maior responsabilidade aos Conselhos Empresariais Provinciais, como delegações da CTA, na identificação e prossecução das necessidades de reformas no âmbito distrital e provincial, para melhor alcance do desiderato da melhoria do ambiente de negócios em todo o território nacional.
O período da tarde, está reservado ao fórum de negócios, onde para além de diversos painéis de debates sobre matérias eleitas como sendo de interesse e relevância para esta zona do País, espera-se que sejam firmadas parcerias para o desenvolvimento de negócios.
Importa, entretanto, destacar que a escolha da agricultura, agronegócios, hotelaria e turismo e energia e recursos minerais e serviços afins, para os debates decorre do reconhecimento das potencialidades das províncias a Sul do País nestas áreas e visa estimular o seu desenvolvimento para impulsionar a economia regional e do País no seu todo.

Constatações das visitas

O Vice-presidente da CTA partilhou com os presentes algumas constatações registadas nas visitas efectuadas ontem durante a viagem a província de Inhambane. “Fomos observando com particular interesse a abundância de frutas da época que é comercializada a retalho um pouco por toda a estrada nacional número 1. Isto despertou em nós a necessidade de debatermos neste Fórum sobre o melhor aproveitamento que podemos fazer desta abundância de laranja, tangerina, limão e outra diversidade de fruta localmente produzida”, referiu Álvaro Massinga.

 

Apresentação do DPP Provincial Inhambane

FER APRESENTACAO – MATRIZ INHAMBANE -19.07.208

 

Apresentação do DPP Provincial Gaza

PP Matriz de prioridades CEP Gaza 190718

 

Apresentação do DPP Provincial Maputo

PP Matriz de prioridades CEP Maputo 180718

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn