FUNCIONAMENTO DA FRONTEIRA DE RESSANO GARCIA: GOVERNOS DA ÁFRICA DO SUL E DE MOÇAMBIQUE FINALIZAM DETALHES PARA EXTENSÃO DO HORÁRIO

Os Governos da África do Sul e de Moçambique estão a finalizar os detalhes para extensão do horário de funcionamento no Posto de Entrada de Libombo/Ressano Garcia para 24 horas permanentes, com vista a resolver o problema de congestionamento que se verifica como resultado do aumento do fluxo trans-fronteiriço entre os dois países e da frota com destino ao Porto de Maputo.
A CTA efectou diligências junto ao Ministro da Indústria e Comércio de Moçambique e ao Alto Comissariado da República de África do Sul em Maputo, no sentido destes intercederem junto do Ministério do Interior da África do Sul para extensão permanente do horário de funcionamento do Posto de Entrada de Ressano Garcia para 24 horas, bem como a permissão para os camiões operarem após 22 horas, de modo a permitir maior celeridade no escoamento das exportações e importações.
Os constrangimentos, que têm sido arrolados, levam à redução da competitividade deste importante corredor regional. Por isso, afigura-se pertinente a extensão do horário de funcionamento deste posto fronteiriço.
Em carta resposta, o Alto Comissariado da África do Sul em Maputo assegura que continuará a trabalhar com o Governo de Moçambique para materialização desta intenção, no âmbito da melhoraria da cooperação bilateral e fortalecimento dos laços entre os dois países.
Recordar que até agora, a Fronteira de Ressano Garcia funciona 24 horas apenas em épocas festivas, como de fim de ano e de Páscoa.