CONFEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES ECONÓMICAS DE MOÇAMBIQUE

GOVERNO E CTA REÚNEM-SE EM PREPARAÇÃO DO IX CMAN

O Governo e a CTA reuniram-se hoje em preparação do IX Conselho de Monitoria do Ambiente de Negócios (CMAN), que se realiza na próxima segunda-feira, 27 de Fevereiro.

O encontro serviu essencialmente para o alinhamento da agenda e das matérias a serem tratadas no CMAN, órgão superior de gestão e monitoria do Diálogo Público Privado, liderado pelo Primeiro-Ministro e coordenado pelo Ministro da Indústria e Comércio, ponto focal do Governo para assuntos do Sector Privado.

Na ocasião, o Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, reconheceu o papel da CTA na facilitação da interação entre o Governo e o Sector Privado.
Frisou que, nesta interação, é importante que o Sector Privado conheça o produto final e motivações/fundamentação para a não inclusão dessas contribuições no documento final. Referiu que, na agricultura a abordagem actual do Governo passa por estimular o investidor.

Adriano Maleiane elogiou a iniciativa sobre a monitoria do desempenho empresarial, através do Índice de Robustez Empresarial e encorajou sua a continuidade.

Participam no CMAN, membros do Governo e outros quadros relevantes no processo do DPP. Do lado do Sector Privado, participam, para além do Conselho Directivo da CTA, Pelouros e dos Conselhos Empresariais Provinciais e parceiros.

Consta da agenda do CMAN, a apresentação do balanço do PAMAN e do ponto de situação do PAE. Igualmente, inclui uma apresentação, a ser feita pelo Ministério da Economia e Finanças (MEF), sobre as acções em curso visando a retirada de Moçambique da lista cinzenta de GAFI – Grupo de Acção Financeira Internacional.
A APIEX – Agência para Promoção de Investimentos e Exportações, vai apresentar a proposta da Lei de Investimentos.

Ao longo da semana, estão agendados vários encontros com os Ministérios económicos para harmonização dos pontos das matrizes.