GREPOC DISPÕE DE USD 15 MILHÕES PARA APOIAR 600 EMPRESAS AFACTADAS PELO CICLONE

O Gabinete de Reconstrução Pôs Ciclone (GREPOC) anunciou, durante o Economic Briefing realizado no dia 27 de Abril na cidade da Beira, a existência de duas janelas de financiamento, sendo uma linha de crédito e outra de subvenções com um montante de 15 milhões de dólares americanos para apoiar 600 empresas afectadas pelos Ciclones IDAI e Kenneth que devastaram algumas províncias de centro e norte do país. O montante inicial desta subvenção era de 5 milhões de dólares, mas depois foi ampliado para 15 milhões.

O representante do GREPOC, Zefanias Chissungo, partilhou as actividades em curso visando apoiar as empresas afectadas pelo ciclone, incluindo as oportunidades de negócio para o sector privado associadas à concretização de dois projectos, nomeadamente, de proteção costeira e de construção de sistema de drenagem. O início das obras está previsto para 2023.
O orçamento inicial, na base das necessidades, era de 3,2 biliões de dólares, mas só se conseguiu aprovação de 1,2 biliões de dólares. Deste, até agora, conseguiu-se compromisso de cerca de 500 milhões de dólares. Entretanto, todos os procurements são feitos na base das regras dos parceiros de cooperação.
Durante os debates, os participantes chamaram atenção à necessidade de celeridade na tramitação dos processos e flexibilização dos requisitos principalmente para as micro empresas.