ÍNDICE DE ROBUSTEZ EMPRESARIAL REGISTOU UMA LIGEIRA SUBIDA NO IV TRIMESTRE DE 2020

134

A II edição do Índice de Robustez Empresarial, apresentada hoje pela CTA, no Economic Briefing, indica que os níveis de facturação do sector empresarial nacional registaram melhorias no IV trimestre de 2020, em cerca de 23% face ao trimestre anterior, o que influenciou a subida do índice de robustez empresarial, embora ligeira, de 39 para 40%.

De acordo com o Índice de Robustez Empresarial, documento de monitoria sobre as tendências da actividade empresarial em Moçambique, embora prevaleçam desafios, as empresas têm apresentado uma tendência de recuperação gradual, mercê, em grande parte, da recuperação dos sectores da Hotelaria e Restauração, Comércio e Serviços e Transportes que, devido ao alívio das restrições, registaram a reabertura da maioria dos estabelecimentos que haviam sido encerrados.

Por outro lado, o documento destaca a recuperação da procura agregada associada ao efeito sazonal da quadra festiva.