INTEGRAÇÃO NA ZONA DE COMÉRCIO LIVRE DE ÁFRICA: União Europeia reafirma compromisso de apoiar Moçambique

O Embaixador da União Europeia em Moçambique, António Sanchez-Benedito Gaspar, reafirmou o compromisso da União Europeia de continuar a apoiar a integração de Moçambique na Zona de Comércio Livre de África.

Segundo António Gaspar, a União Europeia tem iniciativas conjuntas com a SADC, com vista a garantir a implementação da Zona de Comércio Livre Continental Africana e, por essa via, Moçambique também se beneficia. O Embaixador da UE encorajou Moçambique a avançar para a integração, realçando ser um processo imparável e por isso não pode perder a oportunidade de entrar neste mercado alargado. Contudo, reconheceu haver inúmeros desafios para que os resultados do livre comércio em África comecem a ser visíveis porque o volume das trocas comerciais, tanto na SADC, como no continente, ainda é bastante reduzido.