MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE: Fortalecimento das Capacidades Produtivas e Empreendedoras das Associações de PMEs de Agro processamento / Agronegócio para Integração de Cadeias de Valor Regionais e Continentais

Referência do Acordo de financiamento: 100000016          Número de Identificação do Projeto: G-MZ-A00-ZZZ-005

Financing Agreement reference: 100000016                    Project ID No.: G-MZ-A00-ZZZ-005

1.     A Confederação da Associações Económicas de Moçambique – CTA recebeu do Italian Trust Fund através do Banco Africano de Desenvolvimento um financiamento para implementar o projecto de Fortalecimento das Capacidades Produtivas e Empreendedoras de Associações de PMEs do Agro Processamento / Agronegócios para Integrar Cadeias de valor Regionais e Continentais, e pretende aplicar parte do montante acordado desta subvenção para pagamento de serviços de consultoria para Melhorar a Competitividade das PME e sua participação no Comércio Regional e Continental, Estudos de Viabilidade e Avaliação para melhorar o Ambiente de Negócios, Desenvolvimento Institucional e Capacidade das PME para o Crescimento.

2.     O Projecto inclui os seguintes serviços: Planear e conduzir as actividades abaixo descritas nas três Províncias do norte de Moçambique durante um período de 24 meses.

·       Capacitação em comércio transfronteiriço de alimentos e produtos agro processados para 200 PMEs;

·       Capacitação para 200 PMEs sobre a Zona de Comércio Livre Continental Africana AfCFTA – Regras Comerciais, Facilitação do Comércio, Logística e Documentação necessária;

·       Sessões de partilha de informações com PMEs sobre requisitos e procedimentos de certificação ISO;

·       Realizar um Estudo de Viabilidade para a Criação de um Fundo de Desenvolvimento e Sustentabilidade para PMEs;

·       Realizar uma avaliação do comércio eletrónico agroalimentar, práticas, desafios e oportunidades em Moçambique;

·       Realizar Avaliação da Qualidade das Infraestrutura e Gestão de produtos das PMEs para Certificação, incluindo códigos de barra da GS1;

·       Realizar avaliação para criação de uma plataforma de coordenação nacional para prestar suporte financeiro e não financeiro futuro as PMEs do agronegócio;

·       Capacitação de 200 PMEs em embalagem e rotulagem de produtos agro-processados para comercialização;

·       Realizar Capacitação e Coaching para 200 Representantes de PMEs em Desenvolvimento Negócios, Empreendedorismo e Aprimoramento Digital;

·       Realizar formação para 200 PMEs em Desenvolvimento de Competências de Empreendedorismo em TIC e Tecnologias Digitais para Comércio Eletrônico em Produtos Agroalimentares;

·       Subvenção através de seleção competitiva de Transformação Digital para 12 Agroindústrias / PMEs com 50% de liderança feminina, na base de acções de Capacitação;

·       Reforço da rede nacional de jovens empresários / PME que oferecem serviços digitais ao sector agroalimentar, a fim de fomentar parcerias na digitalização.

3.     A Confederação das Associações Económicas de Moçambique-CTA convida consultores qualificados para manifestar seu interesse em prestar esses serviços. Os consultores interessados devem fornecer informações que indiquem estarem qualificados para executar os serviços (brochuras, descrição de consultorias similares, experiência em serviços semelhantes, capacidade e habilidades adequadas da equipe, etc.). Os consultores podem constituir parcerias para aumentar sua probabilidade de qualificação.

4.     Os critérios de elegibilidade, short-list e procedimento de seleção devem estar de acordo com o “Quadro de Aquisições” do Banco Africano de Desenvolvimento datado de 2015, que está disponível no site do Banco em http://www.afdb.org.

5.     Para mais informações, os consultores interessados podem contactar através do endereço abaixo durante no período das 8h00 às 14h30.

6.     As manifestações de interesse devem ser em língua inglesa e entregues no endereço abaixo até 26 de Agosto de 2021 às 12h e mencionar “Consultoria para Fortalecimento das Capacidades Produtivas e Empreendedoras das Associações de PMEs de Agro processamento / Agronegócio para Integração de Cadeias de Valor Regionais e Continentais”.

Attn: CTA – Confederação Das Associações Económicas De Moçambique

Av. Patrice Lumumba, Nº 927.

Maputo – Moçambique

Tel: +258 21 321002 | Fax: +258 21 321001 | Cell: +258 82/84 31 91 300 | +258 82/84 31 11 820                                                           e-mail: Jsitoe@cta.org.mz                       web: www.cta.org.mz

1.     The Confederation of Business Association of Mozambique-CTA has received financing from the Italian Trust Fund through the African Development Bank, toward the cost of the Strengthening the Productive and Entrepreneurship Capacities of Agro-Processing/Agri-Business SMEs Associations to Integrate into Regional and Continental Value Chains project, and intends to apply part of the agreed amount for this grant to payments under the contract to Improve SME Competitiveness and participation in Regional and Continental Trade, Feasibility Studies and Assessment for improving SME Business Environment and Institutional and Capacity Building of SMEs for Growth.

2.     The services included under this project are: Plan and conduct the following activities in the three Northern Provinces of Mozambique during a 24-month period.

·       Capacity Building on Transboundary Trade in Agro-processed Foods and Products for 200 SMEs;

·       Training of 200 SMEs on Trading under the AfCFTA – Trade Rules, Trade Facilitation, Logistics and required Documentation;

·       Information Sharing Sessions with SMEs on ISO Certification Requirements and Procedures;

·       Conduct a Feasibility Study on the Establishment of a Development and Sustainability Fund for SMEs;

·       Conduct an Assessment on Agri-food E-Trade, Practices, Challenges, and Opportunities in Mozambique;

·       Conduct Assessment of Quality Infrastructure and Management for SMEs Product Certification, including GS1 Bar Coding;

·       Conduct Assessment for a National Coordination Partnership/Platform Ecosystem Opportunity that would provide Future Financial and Non-financial Support to Agribusiness SMEs;

·       Capacity Building of 200 SMEs on Packing and Labelling of Agro-Processed Products for Marketing;

·       Provide Capacity Building and Coaching of 200 SMEs Representatives on Business Process Engineering, and Entrepreneurship Development, Digital Upskilling;

·       Training of 200 SMEs on Entrepreneurship Skills Development on ICT and Digital Technologies for E-Commerce in Agri-food Products;

·       Pilot Digital Transformation Grants for 12 Competitively  Selected Youth Agribusinesses/SMEs (50% Women-led), leveraging on the Capacity Building Activities; and

·       Strengthening of the National Network of Youth Agribusinesses/SMEs (Support for Meetings, Networking) through …..

3.     The Confederation of Business Association-CTA now invites eligible consultants to indicate their interest in providing these services. Interested consultants must provide information indicating that they are qualified to perform the services (brochures, description of similar assignments, experience in similar conditions, availability of appropriate skills among staff, etc.). Consultants may constitute joint-ventures to enhance their chances of qualification.

4.     Eligibility criteria, establishment of the short-list and the selection procedure shall be in accordance with the African Development Bank’s “Procurement Framework” dated 2015, which is available on the Bank’s website at http://www.afdb.org.

5.     Interested consultants may obtain further information at the address below during office from 8:00 am to 2:30 pm.

6.     Expressions of interest in English language must be delivered to the address below by 26 August 2021 at 12 pm and mention “Consultancy for Strengthening the Productive and Entrepreneurship Capacities of Agro-processing/Agri-business SMEs Associations to integrate into Regional and Continental Value Chains”.

Attn: CTA – Confederação Das Associações Económicas De Moçambique

Av. Patrice Lumumba, Nº 927, Room Nr.

Maputo – Moçambique

Tel: +258 21 321002 | Fax: +258 21 321001 |  Cell: +258 82/84 31 91 300 | +258 82/84 31 11 820                                                           e-mail: JSitoe@cta.org.mz |                    web: www.cta.org.mz