CONFEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES ECONÓMICAS DE MOÇAMBIQUE

MEDIDAS DE ESTÍMULO À ECONOMIA: GOVERNO RESPONDE POSITIVAMENTE AS SOLICITÇÕES DO SECTOR PRIVADO

O Presidente da CTA, Agostinho Vuma, considera que as medias anunciadas hoje pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, visando estimular a aceleração da economia nacional, colocam, de certa forma, o sector privado como principal fazedor da economia, no centro de todas as transformações e dinâmica que se pretende imprimir. Trata-se de medidas que a CTA tem vindo a advogar desde 2017 e hoje tiveram seus frutos, enobrecendo, deste modo, o diálogo público-privado como plataforma verdadeiramente producente para a solução dos desafios presentes e futuros do país.
“Satisfazem-nos as medidas fiscais da redução do IRPC de 32% para 10% e a sua extensão para a aquacultura e os transportes urbanos, que vêm associar-se à agricultura nos benefícios que desta medida irão resultar. A redução do IVA de 17% para 16% é outra medida fiscal estruturante que permitirá impulsionar os fazedores da economia a promover o crescimento económico”, destacou Agostinho Vuma, que diz apreciar a coragem e determinação do Governo na adopção de medidas de âmbito financeiro que irão facilitar o acesso ao crédito em condições mais aceitáveis para as empresas, incluindo a instituição do Fundo Soberano e do Fundo de Garantia Mutuária, com os efeitos disto decorrentes na competitividade empresarial e na multiplicidade dos resultados na redução da pobreza.
A questão de vistos é uma outra medida muito aplaudida pelo sector privado e que a CTA vinha seguindo o desenvolvimento das preocupações levantadas pelo empresariado na Conferência Anual do Sector Privado que teve lugar em Março deste ano.
“É chegado o tempo de, como sector privado, arregaçarmos as mangas para o aumento da produção e produtividade, com confiança e certeza no futuro”, referiu o Presidente da CTA.
Confira no link, o pacote de medidas de aceleração económica.