Confederação das Associações Económicas de Moçambique

MENSAGEM POR OCASIÃO DO DIA INTERNACIONAL DO TRABALHADOR

A CTA- Confederação das Associações Econômicas de Moçambique, parceiro social do Governo e Sindicatos, em representação dos empregadores, usa desta oportunidade para desejar a todos os trabalhadores um Feliz Dia. Trata-se de um marco especial, atendendo a paz social que reina entre os empregadores e trabalhadores, a despeito das várias adversidades. Assinala-se este dia, num momento no qual o Governo acaba de aprovar novos salários mínimos nacionais. As taxas de reajuste salarial variam de 3,09% para o Subsector de Segurança Privada, que foi a mais baixa, e 7%, no Sector 1, da Agricultura, que foi a mais alta. Em média, a taxa de reajuste salarial foi de 5,4%.
Estes reajustes consubstanciam o contexto difícil pelo qual passam as empresas e constitui um grande esforço para, por um lado, corrigir os efeitos de corrosão do poder de compra dos trabalhadores, e, por outro lado, manter os postos de trabalho.
O reajuste salarial resulta de um acordo entre os empregadores e trabalhadores, com vista ao ajuste às mudanças económicas do País, como o crescimento económico, a inflação e outros. Ele pode afectar toda a estrutura salarial, dada a necessidade de ajustar os salários das posições cimeiras nas empresas.
Sendo as taxas de reajuste salarial as possíveis e máximas que os empregadores poderiam se comprometer, e tendo em conta que há alguns que declaram capacidade de pagar, a CTA incentiva a estas empresas a não ficarem pela taxa de reajuste salarial aprovada, e que possam reajustar de acordo com as suas capacidades.

A CTA endereça a todos os trabalhadores um dia feliz e que a paz social continue a reinar, sendo o diálogo o canal mais apropriado para aproximar as partes.

 

Pela Melhoria do Ambiente de Negócios!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn