MOÇAMBIQUE E BOTSWANA CONSOLIDAM AS RELAÇÕES COMERCIAIS COM FOCO NO MERCADO REGIONAL

À margem da visita do Presidente do Botswana a Moçambique, Mokgwetsi Eric Masisi, teve lugar uma Mesa Redonda de Negócios entre empresários moçambicanos e tswanas, plataforma que serviu para consolidação das relações comerciais bilaterais entre os dois países, que, nos últimos dois anos, registou um crescimento assinalável, tendo atingido um valor comercial de cerca de 58 milhões de dólares norte-americanos em 2023, contra cerca de 8 milhões de dólares em 2021.

Em 2023, Botswana exportou para Moçambique mercadorias no valor de cerca 4,98 milhões de dólares, que incluíram produtos plásticos, carne bovina, medicamentos veterinários, cigarros e carvão. Por sua vez, as exportações de Moçambique para Botswana, atingiram cerca de 78,7 milhões de dólares americanos, sendo as principais exportações o petróleo refinado, energia eléctrica, fios de alumínio, algodão e fios.

Durante a Mesa Redonda, a abordagem esteve centrada em projectos concretos de investimentos que possam dinamizar as economias dos dois países com base no princípio de ganhos mútuos, considerando os impactos que serão criados á nível da região austral de África, ávida de consolidar o processo de integração regional em curso.

“Moçambique e Botswana são membros da SADC com acesso preferencial a um dos mercados mais promissores em África para um conjunto de bens e serviços de elevada procura no mundo, o que representa excelentes oportunidades de negócios para os investidores de ambos países com visão do futuro, tendo em conta que a região é muito rica em recursos naturais”, referiu o Secretário Permanente do Ministério da Indústria e Comércio, Jorge Jairoce, na sessão de abertura de Mesa Redonda de Negócios Moçambique – Botswana.

Intervindo na ocasião, o Ministro do Investimento, Comércio e Indústria do Botswana, Mmusi Kgafela, referiu que, apesar das flutuações nas exportações entre os dois países, o Governo de Botswana reconhece o potencial para um comércio mais consistente e robusto nestes e em outros sectores.

“Para este efeito, trouxemos, na nossa delegação, exportadores do Botswana que têm bens para exportar. A nossa companhia nacional de petróleo, Botswana Oil, está presente, aqui hoje, para explorar maneiras de fortalecer as nossas relações comerciais na indústria de Petróleo e Gás”, referiu Mmusi Kgafela, solicitando, aos empresários moçambicanos, a se envolverem activamente com o empresariado do seu país de modo a maximizarem as várias oportunidades de negócios e de parcerias.

“As reservas de gás natural e algodão de Moçambique representam, ao Botswana, oportunidades para diversificar as nossas fontes de importação. Joint ventures na produção e distribuição de energia, podem garantir a segurança energética de ambas nações, ao mesmo tempo em que contribuem para a segurança energética regional. Além disso, produtos como açúcar e frutos do mar de Moçambique podem encontrar mercados em Botswana, o que irá adicionar à cultura gastronómica e turística, apoiando o crescimento da nossa respectiva economia. Como será produtivo ter exportadores de carne bovina de Botswana, retornando com os camarões de Moçambique!”, sublinhou o governante tswana.

Por seu turno, o Presidente da CTA, Agostinho Vuma, destacou o enorme potencial que Moçambique detém, carecendo de mais investimentos, o que poderá ajudar a maximizar os seus reais benefícios, para o contínuo crescimento e desenvolvimento económico do país.
Pelo potencial de sinergias que podem resultar e do mercado existente, o Presidente da CTA convidou o empresariado do Botswana para parcerias visando a produção e desenvolvimento da cadeia de valor do transporte e logística, nomeadamente, através da concretização do projecto de construção da infra-estrutura portuária de Tchobanine, no Distrito de Matutuíne, visto que esta pode dinamizar, ainda mais, as trocas comerciais entre os dois países.

“Com efeito, e de forma conjunta, é necessário que o Governo e o sector privado continuem a trabalhar para que, a curto ou médio prazo, esse objectivo seja materializável”, frisou.