MOÇAMBIQUE-ÍNDIA: FÓRUM DE NEGÓCIOS PODE SER UM PASSO IMPORTANTE NA RESPOSTA AOS DESAFIOS IMPOSTOS PELA COVID-19

233

O Fórum de Negócios Virtual Moçambique-Índia, em curso, envolvendo cerca de 100 empresários moçambicanos e indianos dos sectores da Saúde, Infraestruturas, Energia, Agronegócios e Maquinaria, pode ser um passo importante e produtivo na resposta aos desafios impostos pela Pandemia da COVID-19.

A Índia tem sido um dos principais parceiros comerciais de Moçambique, tendo ocupado o segundo lugar em 2018, com um volume de comércio externo com Moçambique estimado em cerca de 1.882 milhões de Dólares, sendo que 76% do volume de comércio, entre os dois países, representa exportações de Moçambique para índia.

A Índia aponta Moçambique como um parceiro estratégico, cuja localização geoestratégica, junto ao Oceano Índico, serve de janela para as exportações de mais de seis países vizinhos.

O Fórum de Negócios, organizado pela CTA e EEPC-INDIA, tem como objectivo, estabelecer parcerias entre empresas moçambicanas e indianas, trocar experiências e oportunidades de negócios existentes nos dois países e, ainda, conhecer novos clientes e potenciais investidores.