MOROSIDADE NAS TRANSACÇÕES COM O EXTERIOR: CTA AUSCULTA IMPORTADORES

A CTA reuniu-se com os importadores, maioritariamente de produtos de primeira necessidade, para analisar e procurar soluções para o problema de atrasos de pagamentos de facturas com o exterior no processo de importação de produtos.

De acordo com este grupo de importadores, para se efectuar um processo de pagamento de facturas com o exterior, os agentes económicos são obrigados a preencher um termo de compromissos junto do banco comercial que irá efectuar o pagamento. Sucede, porém, que, por vezes, os bancos devolvem os termos de compromisso justificando que não irão conseguir efectuar o pagamento na data de vencimento da factura, alegadamente por falta de divisas suficientes para cobrir certa importação. Isso, obriga que os operadores económicos abram contas em outros bancos.

Entretanto, mesmo com essa alternativa de abertura de contas em moedas estrangeiras em outros bancos, o problema de incumprimento de pagamento de facturas com os seus fornecedores continua. De Janeiro até ao presente momento, os importadores de produtos de primeira necessidade acumularam cerca de 7 milhões de dólares norte-americanos, 22 milhões de rands e 1 milhão de euros de facturas não pagas. Estas situações acabam minando o relacionamento com os seus fornecedores, uma vez esgotado o limite de créditos concedidos.

Como acção de seguimento, a CTA vai realizar um inquérito junto dos importadores, de modo a colher informações com profundidade, a serem apresentadas à Associação Moçambicana de Bancos e outros intervenientes no processo de importação de mercadorias. Com este exercício, a CTA pretende trazer evidências e prejuízos da problemática de pagamento de facturas com o exterior.