
Decorre desde hoje, 15 de Maio, até sexta-feira, 17, a 6ª edição do MozTech sob o lema “Transformação Digital: Os desafios da Nova Era”. Na ocasião, o Vice-presidente da CTA, Álvaro Massinga, destacou o contributo do sector empresarial na promoção da transformação digital.
Dentre os diversos benefícios que a transformação digital trouxe para o sector privado, destacou os avanços no processo de certificação digital em curso, que são uma das maiores prioridades advogadas pela CTA dada a sua capacidade de trazer ganhos significativos na forma de fazer negócios em Moçambique.
Na vertente e-tributação, a CTA olha para o processo de transformação digital como uma solução para um dos problemas que mina o ambiente de negócios no que diz respeito ao cumprimento por parte dos agentes económicos das suas obrigações fiscais, uma vez que vai permitir poupar tempo de espera em filas para honrar seus compromissos.
A nível de bancarização da economia nacional, referiu-se ao impacto que a transformação digital está a trazer na banca móvel que, segundo os resultados do Censo 2017, a população que usa serviços financeiros móveis situa-se em 11,7%, sendo que este nível atinge 25,9% nas zonas urbanas, o que tem permitido um aumento significativo do número de pessoas com acesso a transações de valores monetários através dos seus dispositivos móveis, o que representa mais um ganho na transformação digital no nosso país.
“Como CTA, entendemos a transformação digital como um mecanismo vital para o alcance do nosso objectivo de lutar pela melhoria contínua do ambiente de negócios em Moçambique, uma vez que promove a transparência e boa governação, num mundo em constante mudança”, frisou.