CONFEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES ECONÓMICAS DE MOÇAMBIQUE

NO ÂMBITO DA BUSCA DE SOLUÇÕES DE FINANCIAMENTO PARA PMEs: CTA REÚNE-SE COM MILLENNIUN BIM

No âmbito do périplo pela banca comerical na busca de soluções de financiamento para PMEs no contexto actual, a CTA manteve encontro de trabalho com o Millenniun BIM, onde, dentre vários aspectos, discutiu-se a situação actual do crédito às empresas e prováveis saídas bem como o conceito do Fundo de Garantia Mútua em construção, no âmbito do PAE.

No encontro, a CTA apresentou proposta de um Fórum Financeiro para procurar soluções sobre financiamento e branqueamento de capitais bem como produtos específicos para as empresas, como por exemplo para o turismo doméstico em Moçambique. O BIM diz estar a trabalhar para ofertas sectoriais por considerar mais adequada a abordagem específica, apoiando as empresas a gerir a tesouraria e sazonalidade.
O Millenniun BIM defendeu que os bancos estão para complementar o capital das empresas e não para substituir o seu capital ou accionistas das mesmas. Por isso, a criação dos fundos de investimentos deve ser parte da solução e seria um tema para levar avante.
Actualmente, os bancos têm excesso de liquidez para colocar na economia. O Millenniun BIM disse que tem disponíveis 30 mil milhões de Meticais para financiar as empresas.
A taxa de juro não tem sido o único entrave, mas também outros aspectos ligados a estruturação dos negócios, organização das contas que reduzem o apetite do financiamento tradicional. Com isto, mesmo com o fundo de garantia, ora em discussão, pode não solucionar tudo.