NO TRIÉNIO 2017-2020: CTA consolidou a sua presença a nível nacional

198

No triénio 2017-2020, a CTA consubstanciou a sua dimensão nacional, através de um plano de descentralização para os distritos, plasmado no seu Plano Estratégico. Actualmente, está em 94 distritos através dos Conselhos Empresariais Distritais (CED´s).

Através das Delegações Empresariais Distritais (DED´s), a CTA está, actualmente, em 94 distritos, correspondente a cerca de 61% dos 154 distritos do território nacional. As Delegações Empresariais Provinciais de (DEP´s) de Manica, Tete, Inhambane, Gaza e Maputo já fecharam o ciclo de criação de DED´s. O plano de descentralização para os distritos foi acompanhado pela construção de Casas do Empresário, onde passam a funcionar as Delegações Empresariais Distritais (DED´s), braço da CTA ao nível local. A construção destas infraestruturas foi financiada pela Agência de Desenvolvimento de Vale do Zambeze (ADZV), no âmbito do Memorando de Entendimento que esta instituição tem com a CTA, visando apoiar as representações ao nível provincial e distrital de modo a fortalecer o movimento associativo empresarial a todos os níveis. A construção destas infra-estruturas tornou as Delegações Empresariais Distritais mais fortes e preparadas para apresentar e discutir, com os governos distritais, assuntos que preocupam os agentes económicos locais.

As Casas do Empresário estão a servir de locais de discussão dos assuntos de desenvolvimento e atracção de investimentos a nível dos distritos, para melhorar o ambiente de negócios e as condições de vida das populações.