NOBRE ACÇÃO: Cresce onda de solidariedade empresarial com Cabo Delgado

31

O envolvimento da classe empresarial de Cabo Delgado em acções de apoio aos deslocados vítimas de ataques nos distritos de norte daquela província é, cada vez, maior. Uma acção nobre, com resultados visíveis.

Doze dias após o lançamento da campanha de solidariedade empresarial em Cabo Delgado, liderada pelo Conselho Empresarial Provincial (CEP), braço da CTA ao nível da província, já foram colectados mais de um milhão e duzentos mil meticais e outras contribuições em espécie. Em doze dias consecutivos, foram distribuídos, diariamente, 1000 refeições a igual número de deslocados que desembarcam na praia do Paquite, vindos dos distritos do norte da província, onde ocorrem os ataques dos terroristas. Isto é, já foram distribuídos 12000 refeições, acondicionadas em take-aways.
Segundo apuramos, as autoridades do bairro Paquite e da Cidade de Pemba preveem que a necessidade se mantenha por mais alguns dias, pelo que já foram tomadas providências para continuidade da acção de solidariedade empresarial.
Nos últimos dias, as refeições têm sido acompanhados por um pão cada, ofertas da Farmácia Ciro, da Padaria Arman, da Marisa Roldão e do empresário Sixpence.
As refeições têm sido confecionadas e acondicionadas pela senhora Esmina Hassam, sem qualquer custo, como forma de apoio, enquanto o transporte tem sido garantido, todos os dias, pelo Grupo Entreposto.
A distribuição do apoio está a cargo de um grupo de voluntários chamado Kuendeleia, composto, maioritariamente, por jovens do Paquite.
Para além dos almoços, são fornecidos, também, pequenos-almoços, compostos por papas de farinha de milho e água. Igualmente, são distribuídos baldes para água, lonas para uma pequena tenda e bases para suportar as panelas usadas na confeção dos alimentos.
Em contacto com “CTA Newsletter”, o Presidente do Conselho Empresarial (CEP) de Cabo Delgado, Gulamo Aboobacar, agradeceu a todos aqueles que contribuíram para o sucesso desta campanha e apela a mais empresas e individualidades a se juntarem a esta causa nobre.