CONFEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES ECONÓMICAS DE MOÇAMBIQUE

CONFEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES ECONÓMICAS DE MOÇAMBIQUE

Olheiro do ambiente de negócios

Olheiro do ambiente de negócios

Moçambique tem estado engajado na busca de melhoria do ambiente de negócios. Nesse contexto, anualmente, o Governo de Moçambique acorda com o Sector Privado um conjunto de reformas prioritárias para melhorar o ambiente de negócios. Entretanto, apesar deste esforço, de 2015 a 2018, o custo para abrir e registar uma empresa em Moçambique subiu em 468%, saindo dos então MZN 7,835.00 para MZN 36,629.00.

Da contabilização dos valores cobrados, totalizam MZN 36,629.00 que, ao câmbio de 60.272 corresponde a USD 607,75, muito acima do PIB percapita de Moçambique que, segundo o Fundo Monetário Internacional3 está abaixo dos USD 500.00. Num País onde o crescimento populacional é alto, em contraste com a criação dos postos de empregos, o que se pode esperar? Analisando a actual estrutura da população, onde os jovens constituem a maioria em contraste com a capacidade actual de criação de postos de empregos pelas empresas devido as condições do mercado, é que esses jovens tenderão a inventar ou procurar criar um negócio próprio, como forma de manter-se empregado. A questão que se coloca é: este jovem poderá tornar-se formal ou informal? Vamos ver: conforme viu-se, anteriormente, o PIB percapita que podemos usá-lo como proxy do rendimento médio do País, está a baixo do que é necessário pagar para se tornar formal. Terá hipotese este jovem de se tornar formal? Tudo dependerá das oportunidades que irá ter para começar o seu negócio, mas contando um mesmo ponto de partida para todos, então ninguem teria capacidade de pagar o que o Estado moçambicano exige para ele se tornar formal.
Esta subida dos custos para o registo de uma empresa levam a questionar o seguinte:
1. Como é que sobe o custo de publicação dos estatutos no Boletim da Republica, se actualmente a Imprensa Nacional não precisa de imprimir os BR da III Serie, sendo que os interessados acessam directamente na internet?
2. Como é que o reconhecimento de uma assinatura que não gasta papel, custa MZN 1,050.00?
3. Será que com este cenário, conseguir-se-a atrair os operadores informais para o Sector Formal?
São matérias para a reflexão, particularmente quando se coloca a melhoria do ambiente de negócios em Moçambique, com destaque para o engajamento do Presidente da República, como uma prioridade.

Facebook
Twitter
LinkedIn