Os desafios de adesão das PME´s à Bolsa

1197

Newsletter_45_PT_BVM3.jpg

Falando no Workshop, João das Neves, PCA da Zero Investimentos (uma empresa de gestão de capitais de riscos) apontou como desafios para adesão à Bolsa de Valores de Moçambique, por parte das Pequenas e Médias Empresas, o desinteresse dos bancos e o desconhecimento generalizado das vantagens.

Focalizando-se à sua experiência no processo de adesão da Zero Investimentos à BVM, João das Neves explicou que a sua empresa tomou a decisão de adesão em Fevereiro de 2016, sendo que o principal objectivo era ganhar mais visibilidade na arena empresarial nacional e estrangeira, alargar o número de accionistas e atrair investimentos para dinamizar os projectos da sociedade.
João das Neves apontou os custos como sendo outro aspecto que constitui obstáculo para adesão à Bolsa, para além de outros requisitos que a empresa precisa preencher, como a organização interna (contas auditadas, publicação em jornal, plano de negócios); registo na Central de Valores; avaliação do valor da empresa; preparação dos dados para a Oferta Pública. 
Segundo explicou João das Neves, a Zero Investimentos está no processo de adesão e já reuniu alguns requisitos. Veja a seguir os passos seguidos pela Zero Investimentos e as dificuldades com que se deparou neste processo.

Newsletter_45_PT_BVM2.jpg