CONFEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES ECONÓMICAS DE MOÇAMBIQUE

PELOURO DA MULHER EMPRESÁRIA FORTALECE A CAPACIDADE DA MULHER NO DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS

Em reconhecimento do papel fundamental da mulher na sociedade e na economia nacional, a CTA assumiu o compromisso de desenvolver iniciativas que visam fortalecer a capacidade económica da Mulher Moçambicana que actualmente fica à margem de oportunidades que as possam alavancar e transformar os seus empreendimentos assim como alterar o actual estágio de envolvimento da mulher no desenvolvimento económico do País.

Falando no Businesses Breakfast para mulheres empresárias, co-organizado pela AGF, CTA e iniciativa AFAWA, Agostinho Vuma, fez referência a algumas iniciativas levadas a cabo pela CTA com vista promover os negócios geridos por mulheres, com destaque especial para o lançamento do projecto CTA Mulher Empresária, que inclui uma plataforma digital para promoção de negócios geridos por mulheres, com o objectivo principal de dar maior visibilidade, divulgar oportunidades de negócio e de financiamento, concorrendo assim para promover o estabelecimento de parcerias e reduzir a assimetria de informação sobre oportunidades de negócios para as mulheres.
Ainda no capitulo da assistência empresarial para as mulheres, foi criado o Pelouro da Mulher Empresária e Empreendedorismo e o Gabinete de Apoio ao Empresários, cujas atribuições congregam o apoio na divulgação de oportunidades de financiamento a negócios de mulheres e acções que visam a promoção do empreendedorismo feminino.
Igualmente, está a implementar os projectos +Emprego, em parceria com o Instituto de Camões, cujo foco são as mulheres e jovens da província de Cabo Delgado, e o projecto de fortalecimento de capacidades produtivas de PMEs, em parceria com o BAD com ênfase para empresas detidas por mulheres e jovens na zona norte.