No seguimento da campanha de divulgação da Política e Estratégia Industrial (PEI) e outros dispositivos legais ligados a indústria (como é o caso do regulamento de produção, comercialização e transporte de cimento), na última quarta-feira, 16 de Novembro, foi a vez da província da Zambézia.
O seminário de divulgação da PEI contou com a participação do Governador da Província da Zambézia, Abdul Razak, entre outros membros do Governo Provincial e empresários.
Na ocasião, a Directora Nacional Adjunta da Indústria, Nilza Miquidade, explicou que o objectivo da PEI é tornar a indústria o principal veículo para o alcance da prosperidade e bem-estar do país, através de geração de mais postos de emprego, produção e contribuição na valorização de recursos naturais.
Foram apresentados 8 pilares de aposta estratégica para o desenvolvimento da indústria, nomeadamente: Infra-estruturas para o desenvolvimento económico; Desenvolvimento do Capital Humano; Capacitação do empresário e protecção da indústria nacional; Acesso ao financiamento adequado; Promoção de ligações empresariais; Incentivo ao investimento no sector empresarial; Inovação, acesso a tecnologia, pesquisa e desenvolvimento; e Definição de um modelo institucional adequado para a promoção do desenvolvimento industrial.
Importa referir que, a Política e Estratégia Industrial (PEI) foi aprovada em Maio último pelo Conselho de Ministros. Trata-se de um conjunto de princípios, medidas e actividades que visam contribuir para o desenvolvimento económico e social, através do aumento da produção, produtividade e qualidade da produção industrial, baseada em iniciativas industriais que promovam o emprego, privilegiando o aumento da oferta de bens de consumo e meios de produção.