PRESIDENTE DA CORPORATE COUNCIL ON AFRICA VISITA CTA PARA DISCUTIR CONFERÊNCIA DE NEGÓCIOS ÁFRICA-EUA

628

A Presidente da Corporate Council on Africa, Florizelle Lizer, visitou a CTA na tarde desta Terça-feira, para, entre outros, estabelecer bases para a realização em Maputo da Conferência de Negócios África-EUA. Foi passada em revista a Lei de Oportunidade e Crescimento Económico em Africa (AGOA), um instrumento criado pelo Governo americano para incentivar a produção industrial e agrícola em África e sua exportação para os mercados dos Estados Unidos, com isenções aduaneiras.

A Conferência de Negócios África – EUA terá lugar em Junho do próximo ano, e a Presidente da CCA está em Maputo para estabelecer contactos de modo a envolver o sector privado moçambicano na organização do evento. Vários temas ligados aos investimentos, serão abordados na Conferência.
No encontro, a CTA e a Presidente da CCA discutiram formas para reverter a situação prevalecente de baixo nível de aproveitamento da AGOA.

Moçambique tem vindo a beneficiar da iniciativa AGOA, desde a primeira fase, de Maio de 2000 a 2015, e nesta segunda fase que decorre de Junho de 2015 a 2025, entretanto, pouco aproveita esta oportunidade. Apenas um milhão, dos cem milhões de dólares de exportações moçambicanas para Estados Unidos, tiram proveito do acesso ao mercado, livre de impostos, no âmbito da AGOA.