PRESIDENTE DA CTA DEFENDE O APRIMORAMENTO DAS POLÍTICAS DE COOPERAÇÃO PARA O INCREMENTO DO IMPACTO DO INVESTIMENTO ESTRANGEIRO

O Presidente da CTA, Agostinho Vuma, participou, hoje, no Painel de Alto Nível no Fórum de Investimentos Global Gateway Moçambique – União Europeia, onde defendeu que um dos aspectos cruciais para o incremento do impacto do investimento estrangeiro em Moçambique, é o aprimoramento das políticas de cooperação, mais concretamente no quadro dos Acordos de Parceria Económica, considerando o seu potencial para reforçar o desenvolvimento económico, o crescimento inclusivo e a criação de empregos.
Para o Presidente da CTA, este aprimoramento das políticas de cooperação, deve ser acompanhado, a nível interno, pela celeridade na implementação de reformas que incidam sobre a reorientação da economia nacional para um crescimento sustentável, melhorando o ambiente de gestão, transparência e confiança empresarial, para melhor atracção de investimentos directos estrangeiros.
“E nós consideramos que o PAE é um passo acertado nesta direcção”, frisou.

Importa referir que a União Europeia, é um dos principais parceiros comerciais de Moçambique e, de acordo com os dados do Banco de Moçambique, em 2022, a cifra do volume de comércio entre Moçambique e UE atingiu USD 2,9 biliões, ou seja 31% do comércio internacional (exportações e importações) de Moçambique foi com a UE.
Na região da SADC, depois da República da África do Sul e Angola, Moçambique encontra-se no segundo grupo de principais receptores de investimento directo estrangeiro europeu.

Do Investimento Directo Estrangeiro registado em 2022 no País, cerca de USD 832 milhões, o equivalente a 40% do total, teve como origem a União Europeia.
Segundo o Presidente da CTA, estes fluxos financeiros traduziram-se na geração de postos de emprego nos locais em que se instalaram os projectos, principalmente para a camada jovem.
De igual forma, nota-se a promoção directa e incentivo à transferência de tecnologias, com destaque para os sectores da indústria extractiva, transporte e armazenagem, indústria transformadora, hoteleira e catering, imobiliária, prestação de serviços e actividade financeira, o que estimula o aumento do capital humano e contribui para a melhoria da produção e produtividade empresariais.