PRESIDENTE DA REPÚBLICA DECRETA NOVO ESTADO DE EMERGÊNCIA

279

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, decretou, hoje 5 de Agosto, um novo Estado de Emergência que durará 30 dias, como medida de contenção da propagação da COVID-19, cujos números de contaminação continuam a aumentar.

Entretanto, o Chefe do Estado anunciou o início de alívio das medidas restritivas por 3 fases. A primeira começa dia 18 de Agosto abrangendo actividades de menos risco, como instituições de ensino superior, centros de formação de professores e de profissionais de saúde, cultos religiosos limitados a 50 pessoas, alargamento das cerimônias fúnebres para 50 pessoas e 10 quando a morte for por COVID-19.
A segunda fase terá início a 1 de Setembro, para actividades de risco médio, aulas no ensino técnico-profissional, desporto motorizado, cinemas, teatros, casinos, escolas de condução e ginásios. Por último, a 1 de Outubro, para actividades de risco alto. Contudo, os estabelecimentos de venda de bebidas alcoólicas continuam encerrados até que se confirme que estão reunidas condições para a sua reabertura.