PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DA CTA, FAN E INNOQ: MAIS DUAS EMPRESAS CERTIFICADAS NO ÂMBITO DO PRONACER

Depois da MOZComputers, mais duas empresas acabam de receber o diploma de certificação ISO 9001 (Sistema de Gestão de Qualidade) no âmbito do PRONACER – Programa Nacional de Certificação Empresarial, implementado pela CTA em parceria com a Fundação para a Melhoria do Ambiente de Negócios (FAN) e o Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ). Trata-se da Quinta Essência da cidade de Maputo e Autoart de Cabo Delgado, província que concentra o maior número dos megaprojectos com a descoberta do petróleo e gás.

A implementação do PRONACER insere-se no âmbito da concretização do Plano Estratégico da CTA 2020-2024 e da preocupação em responder a um dos principais constrangimentos que afecta o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas moçambicanas.

O PRONACER, lançado em 2019, tem como principal objectivo assegurar a participação efectiva e sustentável das empresas nacionais na cadeia de valor da exploração dos recursos naturais.

Neste programa, que é comparticipado pela empresa, inscreveram-se 155 empresas a nível nacional, das quais cerca de 80% manifestaram interesse pela ISO 9001 (Sistema de Gestão de Qualidade), ISO 45001 (Saúde e Segurança no Trabalho‎) e ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental).

No âmbito do Programa, 100 empresas beneficiaram de capacitação sobre a importância, necessidade e tipos de certificação requeridas para fazer negócios com as multi-nacionais.
Após um longo processo de triagem, 25 empresas foram pré-qualificadas e na fase derradeira, com apoio do INNOQ, 20 empresas nas cadeias de carvão, petróleo e gás natural receberam auditorias externas para certificação.

Assim, das empresas elegíveis, três (MOZComputers, Quinta Essência e Autoart) já receberam a certificação no âmbito do PRONACER, e ainda este ano serão entregues às restastes 17 empresas.