Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

PROGRAMA NACIONAL DE CERTIFICAÇÃO DA CTA: SÉTIMA EMPRESA CERTIFICADA NO ÂMBITO DO PRONACER

Mais uma empresa acaba de ser certificada pela norma ISO 9001 (Sistema de Gestão de Qualidade), totalizando sete empresas certificadas no âmbito do PRONACER – Programa Nacional de Certificação Empresarial, implementado pela CTA em parceria com a Fundação para a Melhoria do Ambiente de Negócios (FAN) e o Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ). Trata-se da EXTIN-BEIRA, da Cidade da Beira, especializada na venda, implementação, manutenção e apoio técnico nas áreas de: Combate a incêndio (FIRE),Equipamento de Proteção Individual (SAFETY) e Segurança Eletrônica (E-SECURITY).

A implementação do PRONACER insere-se no âmbito da concretização do Plano Estratégico da CTA 2021-2024 e da preocupação em responder a um dos principais constrangimentos que afecta o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas moçambicanas.
O PRONACER, lançado em 2019, tem como principal objectivo assegurar a participação efectiva e sustentável das empresas nacionais na cadeia de valor da exploração dos recursos naturais.
No âmbito do Programa, 100 empresas beneficiaram de capacitação sobre a importância, necessidade e tipos de certificação requeridas para fazer negócios com as multi-nacionais.
Após um longo processo de triagem, 25 empresas foram pré-qualificadas e na fase derradeira, com apoio do INNOQ, 20 empresas nas cadeias de carvão, petróleo e gás natural receberam auditorias externas para certificação.
Assim, das empresas elegíveis, sete (MOZComputers, Quinta Essência, Extin-Beira, Ologa, Autoart, Academia de Talentos, Rolitsa Serviços) já receberam a certificação no âmbito do PRONACER, e este ano serão entregues às restastes 13 empresas. No segundo ciclo do programa, as 15 PME´s beneficiárias da Província de Cabo Delgado, encontram-se na fase de planificação para auditorias internas. Este segundo ciclo é no âmbito do Projecto +Emprego, acção financiada pela União Europeia, co-financiada e gerida pelo Camões I.P. em parceria com a CTA.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Notícias

Newsletter

Documentos

Scroll to Top