Pronacer

LANÇAMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DE CERTIFICAÇÃO DE EMPRESAS

CONTEXTO

Uma das principais questões de interesse para o Governo de Moçambique e para o Sector Privado é desenvolver potencialidades e oportunidades reais de conteúdo local alinhadas com as fases de desenvolvimento de projectos de petróleo e gás e de outros grandes projectos em Moçambique. Para o fazer, são imperativas actividades destinadas a capacitar os fornecedores moçambicanos de bens e serviços, em particular as PME’s, a satisfazer os pré-requisitos e os padrões exigidos por estes grandes projectos.

Na interacção com os grandes projectos, a CTA tem vindo a receber indicação de que é necessário desenvolver ferramentas úteis para agregar credibilidade, demonstrando que os produtos ou serviços prestados pelas empresas nacionais atendem a padrões internacionais, minimizando vários tipos de riscos.

Este facto remete, entre outros aspectos, à importância da certificação dos bens e serviços fornecidos pelas PMEs locais bem como das suas capacidades internas de gestão, qualidade e boa governação.

Como representante do sector privado, a CTA desenvolveu parceria com a FAN – Fundação para a Melhoria de Ambiente de Negócios com vista a implementar um projecto denominado PRONACER – Programa Nacional de Certificação Empresarial na Cadeia de Fornecimento de Produtos, Bens e Serviços aos grandes projectos em Moçambique.

OBJECTIVO GERAL

O objectivo principal do PRONACER é de capacitar as PME’s de modo a assegurar a sua participação efectiva e sustentável na cadeia de bens e serviços dos grandes projectos em Moçambique.