Confederação das Associações Económicas de Moçambique
Pronacer
LANÇAMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DE CERTIFICAÇÃO DE EMPRESAS
CONTEXTO
Uma das principais questões de interesse para o Governo de Moçambique e para o Sector Privado é desenvolver potencialidades e oportunidades reais de conteúdo local alinhadas com as fases de desenvolvimento de projectos de petróleo e gás e de outros grandes projectos em Moçambique. Para o fazer, são imperativas actividades destinadas a capacitar os fornecedores moçambicanos de bens e serviços, em particular as PME’s, a satisfazer os pré-requisitos e os padrões exigidos por estes grandes projectos.
Na interacção com os grandes projectos, a CTA tem vindo a receber indicação de que é necessário desenvolver ferramentas úteis para agregar credibilidade, demonstrando que os produtos ou serviços prestados pelas empresas nacionais atendem a padrões internacionais, minimizando vários tipos de riscos.
Este facto remete, entre outros aspectos, à importância da certificação dos bens e serviços fornecidos pelas PMEs locais bem como das suas capacidades internas de gestão, qualidade e boa governação.
Como representante do sector privado, a CTA desenvolveu parceria com a FAN – Fundação para a Melhoria de Ambiente de Negócios com vista a implementar um projecto denominado PRONACER – Programa Nacional de Certificação Empresarial na Cadeia de Fornecimento de Produtos, Bens e Serviços aos grandes projectos em Moçambique.
OBJECTIVO GERAL
O objectivo principal do PRONACER é de capacitar as PME’s de modo a assegurar a sua participação efectiva e sustentável na cadeia de bens e serviços dos grandes projectos em Moçambique.
Capacitar as PME’s de modo a assegurar a sua participação efectiva e sustentável na cadeia de fornecimento de bens e prestação de serviços aos grandes projectos em Moçambique.
FASES DO PROJECTO
O Pronacer compreenderá quatro fases distintas, nomeadamente: I. Preparação das empresas nacionas para a sua certificção através de capacitação sobre a importância, necessidade e tipos de certificação apara fazer negócios com as multinacionais; II. Selecção das empresas para o processo de certificação, com base nos critérios definidos; III. Pré-avaliação individual das empresas sobre que passos a implementar internamente para a certificação específica; IV. Certificação comparticipada pelas empresas elegíveis, em 50% do valor total da mesma.
RESULTADOS ESPERADOS
I. Aumento de empresas nacionais que fazem negócios com os grandes projectos; II. Melhorado o acesso à certificação pelas PME´s; III. Aumento do número de empresas certificadas em Moçambique; IV. Criados produtos financeiros que facilitam o acesso à certificação; V. Engajados os parceiros de cooperação na promoção do acesso à certificação em Moçambique.
REQUISITOS:
1) Registo Legal e Comercial completo e de acordo com a legislação vigente;
2) Conformidade com as obrigações legal, fiscal e laboral;
3) Capacidade financeira para comparticipar no custo da certificação;
4) Registo na plataforma Business Link: www.businesslink.co.mz.
Para mais detalhes, contacte-nos pelos endereços: pronacer@cta.org.mz www.businesslink.co.mz