RELATÓRIO DE ACTIVIDADES: PRIMEIRA FASE – CAPACITAÇÃO EMPRESARIAL

104

No âmbito de promoção do conteúdo local, as Pequenas e Médias Empresas (PME´s) nacionais têm sido preteridas pelos grandes projectos, da sua participação nas oportunidades de negócio, por falta de determinados requisitos essenciais que atestam a qualidade dos serviços prestados. Um desses requisitos é a certificação. Assim, a Fundação FAN e a CTA, em parceira com o IPEME e o INNOQ, desenvolveram o Programa Nacional de Certificação (PRONACER), que tem como objectivo principal, capacitar as PME´s de modo a assegurar a sua participação efectiva e sustentável na cadeia de fornecimento de bens e serviços aos grandes projectos em Moçambique. Para materialização deste objectivo do PRONACER, foi desenvolvido um plano de implementação, que compreende o lançamento e a divulgação do Programa e a capacitação de empresas nacionais em matéria de certificação. Após esta fase, segue a pré-qualificação das empresas selecionadas e, por último, a certificação propriamente dita.