RESTABELECIMENTO DO HORÁRIO NORMAL DE FUNCIONAMENTO DOS ESTABELECIMENTOS E REABERTURA DAS PRAIAS PODERÁ IMPULSIONAR AINDA MAIS A RETOMA DA ACTIVIDADE ECONÓMICA

A CTA congratula a decisão do Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciada ontem, dia 19 de Janeiro corrente, de aliviar o quadro de restrições de combate a COVID-19, o que demonstra que o Governo acolheu as sugestões do sector privado que sempre defendeu a necessidade de se assegurar o equilíbrio entre a saúde e a economia.

Dentre as medidas de alívio, destaca-se a reabertura das praias, medida que o Pelouro de Turismo, Hotelaria e Restauração da CTA vinha solicitando ao Governo como forma de minimizar os dados económicos que este sector vem sofrendo desde o início da crise pandémica. Destaca-se, igualmente, o alargamento do horário de funcionamento dos bottle stores que passam a abrir às 9h00 até às 20h00; e os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços passam a cumprir o seu horário de funcionamento regular, de acordo com o estabelecido pelo Ministério do Trabalho.

A reabertura das praias e o restabelecimento do horário normal de funcionamento dos estabelecimentos comerciais vem dar um ar fresco aos empreendimentos que durante a quadra festiva não estiveram abertos e traz esperança de uma retoma gradual das actividades em preparação da próxima época alta, a Páscoa.

Este é o resultado de um bom diálogo, esforços que o Pelouro de Turismo vem empreendendo junto do Governo. Esta decisão do Presidente da República vem motivar a retoma do sector de turismo e o Pelouro continuará com as suas acções visando atingir o objectivo principal que passa pelo fortalecimento, em todos os aspectos, deste sector que é o quinto pilar da nossa economia.