RESULTADOS DA MISSÃO RÚSSIA: Negócios de energia, gás, tecnologia e agronegócios na mesa

211

Em termos de resultados da Missão Empresarial a Rússia, a
ENH – Empresa Nacional de Hidrocarbonetos assinou um Memorando de Entendimento com a Rosneft para estudos conjuntos de áreas livres com potencial para pesquisa de Petróleo e Gás nas bacias de Rovuma e de Moçambique. A ENH manteve reuniões com a Rosgeo que tem interesses em actividades de prestação de serviços na área de pesquisa com enfâse a aquisição de dados geológicos e geofísicos, perfuração e instalação de plataformas de produção. A Rosgeo mostrou interesse em firmar parceria com a ENH para pesquisa e produção em Moçambique e convidou a ENH para mais discussões durante o fórum Africa – Rússia em Outubro próximo. Também manteve encontro com a Transhor, empresa que detém uma tecnologia para inspecção e controle de integridade de gasodutos e com a Sology, que opera na área de logistica de transporte em geral e pretende oportunidades em Moçambique, incluindo no sector de agricultura e áreas afins.
O INP – Instituto Nacional de Petróleos, também assinou Memorando com a Rosneft Oil Company para avaliação do potencial de hidrocarbonetos e prospecção das áreas P5-A, 2 e 5 no bloco onshore do Rovuma.
A EDM – Electricidade de Moçambique, também rubricou um Memorando com a empresa INTER RAO-Export Limited Company, para o desenvolvimento de projectos de centrais eléctricas em Sofala, Zambezia e Niassa, assim como nas Linhas de Transporte Mapuro-Salamanga, a 275Kv, e Nampula-Angoche, a 110kv e respectivas subestações.
Também a EDM assinou um Memorando com a Empresa TGK-2 para o fornecimento e instalação de uma turbina a gás com capacidade para 160MW.
A EDM também teve encontros com empresas russas interessadas em projectos de energias renováveis, hídricas e térmicas, e com outras empresas como:
JSC – ROTEC,
ALLWE,
PJSC – Power Machines,
STAR OVERSEAS, LTD,
Atlant Artem,
TMH INTERNATIONAL,
SOLOGY, e a APKC.
A ROSSETI manifestou interesse em participar nos projectos de linhas de 400Kv Chimuara- Nacala, Matambo-Malwi e Temane – Maputo.