REVERTER O CENÁRIO DE QUEDA DO VOLUME DO COMÉRCIO: Missão Empresarial para Finlândia abre nova página na cooperação económica

775

A Embaixadora da Finlândia em Moçambique, Laura Torvinen, reuniu-se na última Quinta-feira, 12 de Março, com a Direcção da CTA para concertação da Missão Empresarial Moçambicana para Finlândia, a realizar-se de 8 a 10 de Maio deste ano, integrando empresários de diversos sectores de actividade económica, com foco para energias renováveis, turismo, agro-indústria, transportes e logística, sector financeiro e infra-estruturas.

A Embaixadora da Finlândia em Moçambique, Laura Torvinen, reuniu-se na última Quinta-feira, 12 de Abril, com a CTA, para concertar sobre estratégias para alavancar a cooperação empresarial Moçambique-Finlândia. Neste encontro, foi passado em revista as relações comerciais e de investimentos entre os dois países, tendo a Embaixadora referido que é estratégia do seu País em mudar o padrão de cooperação com Moçambique, passando de ajuda para cooperação económico-empresarial, sendo por isso importante reflectir como avançar. Para o efeito, será realizado uma Missão Empresarial para Finlândia de 8 a 10 de Maio próximo, procurando explorar áreas como indústria extractiva, pescas, florestas e energia.
O objectivo missão empresarial é reverter a situação do comércio e investimento entre os dois países que caiu bruscamente, de 2016 para 2017. Refira-se que em 2016, o volume de comércio entre os dois países atingiu os 100 milhões de dólares americanos, tendo caído em 2017, para menos de 5 milhões.
A Embaixadora da Finlândia repisou que os empresários do seu País estão interessados em investir em Moçambique, com destaque nos sectores de agricultura, energia, tecnologia, turismo e recursos minerais. Até o momento, Finlândia apoia o Governo de Moçambique em diversos sectores, com destaque para a Educação.