RUMO À CASP: CTA E AIP MOBILIZAM EMPRESÁRIOS PORTUGUESES PARA A SESSÃO BILATERAL MOÇAMIQUE-PORTUGAL

No âmbito da Missão Empresarial Porto e Lisboa, que decorreu de 22 a 24 de Abril corrente, teve lugar, em Lisboa, uma Sessão Bilateral Portugal-Moçambique, organizada pela Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) e Associação Industrial Portuguesa (AIP). Este evento será sequenciada por uma sessão bilateral Moçambique-Portugal, durante a XIX Conferência Anual do Sector Privado (CAS) a realizar-se, em Maputo, no dia 16 de Maio próximo. O objectivo é fortalecer as relações comerciais, que, nos últimos anos, têm registado decréscimo.

Há cerca de 10 anos, as empresas moçambicanas exportavam para Portugal pouco mais de 100 milhões de dólares, cinco vezes maior do que exportam actualmente. O mesmo se observa nas importações de Portugal para Moçambique. É neste contexto, que se realiza este ciclo de sessões bilaterais entre Moçambique e Portugal, para promover investimentos e oportunidades de negócios entre os dois países.

Intervindo na Sessão Bilateral, em Lisboa, a Vice-Presidente da CTA, Maria Assunção Abdula, reiterou o convite aos empresários portugueses no geral, e aos membros da Associação Industrial Portuguesa, em particular, a participarem nesta conferência, a maior plataforma de Diálogo Público-Privado e discussão de negócios em Moçambique.