SECTOR PRIVADO COM CAPACIDADE PARA SATISFAZER EM 34% AS NECESSIDADES DO SISTEMA NACIONAL DE SAÚDE

164

A CTA tem vindo a levar a cabo um trabalho de mapeamento das capacidades locais de fornecimento junto do sector empresarial a nível nacional, como forma de organizar o sector privado para responder às necessidades de produtos essenciais em diversos sectores.

No sector de saúde, em particular, até o momento, o sector privado demonstrou capacidade de satisfazer em cerca de 34% as necessidades do Sistema Nacional de Saúde em termos de fornecimento de produtos e materiais diversos, configura-se uma capacidade de resposta avaliada em 80 milhões de Dólares, do total de necessidades avaliadas em 235 milhões de Dólares.

Contudo, reconhecendo que a resposta continua aquém do desejado, a CTA, em parceria com a Associação Industrial de Moçambique – AIMO, tem estado a intensificar o trabalho de mapeamento das capacidades locais de fornecimento junto do sector empresarial a nível nacional, na esperança de que esta cifra aumente significativamente.

A CTA faz votos que a situação se normalize o mais breve possível e continua a sensibilizar o sector empresarial para o cumprimento escrupuloso das medidas de prevenção e combate a COVID-19.